Gatilhos mentais para você aplicar no seu site e aumentar as vendas
Para conseguir concretizar uma venda a persuasão é um fator crucial. Através de técnicas é possível atrair, converter e reter clientes. Entre uma das técnicas mais utilizadas, temos os gatilhos mentais, vamos conhecer alguns?
Os gatilhos mentais são mensagens que conversam de forma direta com os nossos instintos humanos que muitas vezes resultam em uma ação.
Utilizar gatilhos mentais vai te ajudar a induzir seus potenciais clientes a concluírem uma compra com você.
Pensando nisso, separamos alguns gatilhos mentais para você usar e abusar no seu site. Vamos lá?
Gatilhos mentais de urgência
Sabe aquelas mensagens que visualizamos ou recebemos de que a oferta vai expirar em X tempo? É exatamente um exemplo de gatilho de urgência.
Esse tipo de gatilho faz o cliente ter a sensação de que precisa daquele produto ou serviço o quanto antes, que o que você está oferecendo é uma oportunidade por tempo limitado e que por isso ele precisa aproveitar.
Algumas mensagens que ativam esse gatilho são:
“Últimas unidades”
“É só hoje”
“Enquanto durarem os estoques”
“Essa oferta expira em x tempo”
Gatilhos mentais da reciprocidade
Quando oferecemos algo de útil, fazemos um favor ou agradamos alguém de alguma forma, acabamos estimulando o sentimento de reciprocidade.
Essa técnica é muito utilizada no inbound marketing, onde a empresa produz e entrega conteúdo de valor para sua audiência com o objetivo de educá-lo.
Existe uma boa probabilidade da sua audiência comprar com você quando precisar de algo no futuro, pois o gatilho da reciprocidade está ativado.
Gatilhos mentais de autoridade
Quando criamos um destaque do produto, trazendo a ideia de liderança de mercado, despertamos uma consciência de que a marca tem autoridade.
Esse tipo de gatilho traz confiança ao seu cliente, de que sua empresa é séria e muito boa no que faz ou oferece.
Criar autoridade é muito importante para garantir bons negócios. Afinal, ninguém compra aquilo que acredita ser duvidoso.
Gatilhos mentais de prova social
Esse é um gatilho extremamente poderoso, principalmente para quem trabalha com vendas no ambiente online.
Funciona como uma aprovação da qualidade do produto ou serviço que você oferece. Afinal, quando você tem o feedback de pessoas que já adquiriram, você se sente mais confiante em comprar, ou a depender dos feedbacks pode decidir até que não é o melhor para você.
É muito importante deixar essa parte do feedback e avaliações em destaque no seu site, pois isso impacta de forma direta na confiança ou no desejo do seu cliente em adquirir o que você oferece.
Muitas empresas incentivam seus clientes a deixarem avaliações, oferecendo até acúmulos de pontos e descontos por avaliação.
Gatilho da ancoragem
Através desse gatilho você pode estimular o cliente a fazer comparações e avaliar as oportunidades existentes.
Um exemplo seria ao oferecer um produto de R$100 com 50% de desconto. De forma automática sua audiência irá comparar os produtos com essa oferta. Assim, os produtos que estiverem com o valor abaixo de R$50 serão considerados uma oportunidade.
Gatilho de antecipação
A sensação que esse gatilho desperta é a expectativa, o objetivo é preparar sua audiência para algum momento específico, como o lançamento de um curso ou coleção.
Isso além de gerar expectativas também irá gerar curiosidade na sua audiência.
Gatilhos da novidade
Quem não gosta e não fica ansiosa para saber de alguma novidade não é mesmo?
Esse tipo de gatilho ajuda a manter o interesse do seu público em você, pois a marca sempre terá algo novo para mostrar.
É muito importante criar campanhas e anúncios para disseminar esse conteúdo.
Conclusão
Agora você tem armas de persuasão extremamente poderosas em suas mãos! Não deixe de utilizar esses gatilhos no seu site, eles farão total diferença nos seus resultados.
Conta para a gente nos comentários se você já utilizou algum desses gatilhos nas estratégias.
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