Clubhouse: saiba como funciona a rede social do momento
Com a ascensão do mundo digital, vão surgindo cada vez mais redes sociais com modelos e propostas de valores diferenciadas. A rede social da vez é a Clubhouse, que vem ganhando popularidade desde a última semana. Quer saber mais sobre ela? Continua conosco!
Clubhouse é uma nova rede social que permite às pessoas conversarem apenas por voz. Atualmente só está disponível para os dispositivos IOS e está em fase de testes. A rede começou a se popularizar após a participação de grandes personalidades,como Elon Musk e Mark Zuckerberg.
Outro fator que contribuiu para essa popularização é a exclusividade, pois novos usuários só entram através de convite, o que gerou automaticamente o desejo das pessoas em fazer parte de algo “exclusivo”.
Vamos entender melhor sobre essa rede social?
O que é o ClubHouse?
O aplicativo funciona apenas baseado em conversas por voz, ou seja, não é oferecida a opção de mandar mensagens nem imagens dentro do aplicativo. Clubhouse foi lançado em abril de 2020, e no final de dezembro a plataforma já contava com mais de 600 mil usuários, segundo a CNBC.
No Brasil, houve a popularização do aplicativo na primeira semana de fevereiro, quando diversas personalidades se juntaram à nova rede social, uma delas foi o apresentador Boninho, que entrou no aplicativo para interagir com os telespectadores do reality show dirigido por ele.
Como funciona o Clubhouse?
O aplicativo funciona por meio da criação de clubes e salas em grupo em que os membros só podem se comunicar através de áudios. São oferecidas diversas salas com os mais diversos assuntos, desde tecnologia, entretenimento, política, esportes e entre vários outros, assim, cada um entra na sala à qual mais se identifica com a temática.
Os grupos e suas temáticas são sugeridos de acordo com os interesses do usuário, de maneira semelhante ao Instagram com o “Explorar” e ao TikTok com o “para você”.
Dentro dos grupos o microfone permanece aberto, semelhante a uma ligação tradicional. Todas as pessoas possuem liberdade para conversar, porém o mediador do chat também tem o poder de definir quem vai falar (speakers) ou escutar (listeners) em determinado momento.
Uma pessoa pode usar o clubhouse para fazer Podcasts, por exemplo, assim ele silencia a maioria e deixa disponível para a fala aqueles que vão gerar o conteúdo. Seria uma espécie de podcast ao vivo.
Outro fator interessante é que não existe uma forma de armazenar o conteúdo e as conversas. Ou seja, você só vai estar por dentro da discussão, se participar dela no ao vivo. Isso dividiu opiniões, pois pessoas podem praticar discursos de ódio e preconceito sem deixar rastros.
Em contrapartida, o aplicativo criou e divulgou uma série de boas práticas, que segundo eles, quando não praticadas irão resultar no banimento do usuário do aplicativo.
Como usar o Clubhouse?
É permitida a criação de salas com no máximo 5 mil participantes, essa salas não ficarão mais visíveis após a finalização dos chats ao vivo. Você pode tanto criar um grupo, clicando em “criar sala” e convidar os participantes, tanto quanto participar de outras salas já existentes. O aplicativo te mostra as salas de discussão em andamento e também as que estão marcadas para acontecer em breve.
Para participar de algum grupo, basta selecionar o chat e automaticamente você entrará como ouvinte no bate-papo. Caso queira participar como speaker é possível tocar sobre o ícone de mão no menu inferior do app para pedir a palavra, que poderá ou não ser aceita pelo moderador.
Também é possível criar um evento na plataforma com data e hora marcada e adicionando uma descrição sobre ele.
Como conseguir o convite?
O clubhouse ainda está em fase fechada de testes beta, o que significa que para conseguir entrar nele, é necessário um convite. Além disso, há a limitação para android, já que o aplicativo só está disponível no momento para dispositivos IOS.
Existem duas possibilidades para entrar no aplicativo, a primeira é pedir uma indicação diretamente para algum amigo que já esteja no app. Lembrando que cada usuário tem direito a dois convites e ele é responsável pelas suas recomendações, isso significa que se alguém violar os termos de uso, a pessoa que a indicou também pode ser banida.
A outra possibilidade é baixar o aplicativo, se cadastrar e entrar em uma espécie de lista de espera. Após isso é só aguardar que algum amigo que já esteja no aplicativo aprove a sua entrada, assim, ele não gasta os convites e você ainda vai conseguir acessar a nova rede social.
Conclusão
E você, já está na nova rede social? Conta pra gente o que você achou dela e se para você é uma febre passageira ou algo que veio pra ficar.
___________________________________________________________________________________________
Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.