Estratégias de marketing para atrair mais pacientes
O marketing médico se tornou essencial para atrair novos pacientes e consolidar a sua clínica. Mas, fazer esse marketing de forma certeira, e dentro das diretrizes legais, não é tarefa das mais fáceis. Entender as leis de publicidade médica, para só assim começar a divulgar o seu serviço é necessário e fundamental.
Hoje, trouxemos algumas estratégias de marketing para atrair mais pacientes para a sua clínica, e o melhor de tudo, todas as estratégias estão dentro da lei de publicidade médica.
Tenha contatos
Para além do digital, o marketing boca-a-boca ainda tem uma presença muito forte. Por conta disso, manter contatos com outras clínicas, laboratórios, e médicos de outros segmentos é muito importante.
Isso porque essa rede de apoio e contatos gerará lucros para todos os lados, as indicações serão importantes para atrair novos pacientes que já estão começando a gerar uma certa confiança no trabalho da sua clínica.
Crie a sua identidade visual
Uma Identidade visual bem feita, com cores claros e objetos que representem a sua linha, farão toda a diferença na hora de se destacar no mercado.
Para se diferenciar da multidão, é necessário estar em evidência com toques que dão todo um ar profissional para a sua clínica. Sua própria identidade visual, além de te dar mais prestígio, faz com que os seus pacientes se recordem mais fácil da sua clínica.
O primeiro passo para escolher como será a sua identidade visual é selecionar quais cores, fontes, imagens, ou objetos serão utilizados. Tudo isso tem que estar de acordo com o que a sua clínica representa. Apostar em cores claras que transmitem serenidade e confiança é a chave principal desse entrave.
Depois de pronta, a sua identidade visual ainda poderá ser utilizada para que você possa personalizar papéis, pastas, envelopes, receituários e guias com o logo da sua clínica. E-mails marketing também poderão ser enviados com a sua marca em evidência. Dessa forma, o seu cliente se lembrará muito mais facilmente de você.
Personalize as suas redes sociais
Investir nas suas redes sociais e criar uma boa presença online é muito importante. Manter a recorrência de postagens, adaptar a sua identidade visual nas postagens, tudo isso unido a um bom marketing pessoal e de conteúdo te renderão, além de novos pacientes, uma consolidação no mercado.
Estar presente na internet é imprescindível hoje em dia. Diversos profissionais da saúde, nas mais diversas áreas, já usam redes sociais para dar dicas de saúde. É importante salientar que esta prática não é contra a lei. O CFM permite o uso de redes sociais para disseminar conteúdos científicos (comprovados) sobre medicina. Então, é só aproveitar dos benefícios das redes sociais e da globalização.
Crie um relacionamento com o seu paciente
Utilizar de aplicativos para fortalecer a relação com o seu paciente é totalmente eficaz. Os aplicativos WhatsApp e Messenger já são utilizados para fazer marcação de consultas, receber notificações de exames, mensagens de felicitações, sanar dúvidas sobre tratamentos dos pacientes que já tenham se consultado presencialmente, tudo isso de forma clara e dentro das diretrizes legais.
Mas, fique atento também ao que não pode ser feito dentro desse meio, ações como realizar consultas e diagnósticos, expor fotos de outros pacientes, mesmo que com a autorização dos mesmos, prescrever medicamentos, publicar imagens do “antes e depois” de procedimentos, cobrar por atendimentos via APP, são proibidas perante o CFM e devem ser terminantemente evitadas.
Invista em marketing de conteúdo
Um bom marketing de conteúdo é essencial, tanto para o seu site, quanto para as suas redes sociais. Fazer com que os seus pacientes se sintam mais próximos e acolhidos é papel desse marketing.
Investir em um blog com dicas de saúde, fazer publicações com curiosidades, tudo isso trará uma fidelidade ao seu paciente, e um diferencial para a sua clínica. Além de estar levando informação de qualidade, você ainda está atraindo pacientes e reforçando a sua presença digital.
Preparamos um material especial para você!
Não ser encontrado no Google pode ser um sintoma grave de falta de um bom posicionamento. Se o seu paciente não encontra o seu serviço no Google, ele irá migrar facilmente para outro profissional ou até mesmo desistir do procedimento. Ter um site de qualidade para você e para a sua clínica é importantíssimo. As pessoas pesquisam na internet antes de adquirirem um serviço. Hoje, um site responsivo se torna um divisor de águas quando o assunto é marketing digital.
Por este motivo, disponibilizamos um e-book recheado de dicas pra você ser um profissional de relevância no mercado, basta clicar aqui e aproveitar.
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