Entenda o que é: CPC, CPM, CPA
O mercado do Marketing digital está cada vez mais povoado e automatizado. O receio de se anunciar na internet foi perdido, e hoje ela se tornou uma das maiores vitrines para a sua marca.
Anúncios patrocinados em redes sociais, banners em sites, e tantos outros meios que foram difundidos para o maior alcance da sua marca.
Se você desejou investir em mídia e internet, e se deparou com nomes como CPC, CPM, CPA e não entendeu nada, fica calmo que vamos te ajudar a captar a essência de cada uma das siglas, e ainda te auxiliar a escolher a melhor para o seu negócio.
CPC
A sigla CPC significa custo por clique. Ela é uma forma de anúncios pago onde o valor a ser debitado vai ser definido pela quantidade de cliques no seu anúncio.
Aqui o anúncio não é cobrado pela quantidade de vezes que foi mostrado em algum segmento. Mas, sim pela quantidade de pessoas que clicaram e se identificaram com ele.
Esse tipo de anúncio é indicado para quem deseja obter mais tráfego no seu site ou blog. Pois, você só pagará pelas pessoas que saíram do site onde o seu anúncio estava sendo veiculado e foram para o seu site.
Esse tipo de investimento é o melhor para iniciantes no marketing digital. Pois, o controle do investimento é muito mais fácil de mensurar e o retorno é muito mais rápido e concreto.
Ele também ajuda a entender o comportamento do seu público, onde ele está e o que ele mais acessa. Essas são questões importantes quando se está criando a persona do seu negócio.
O cálculo desse anúncio é feito pela fórmula: custo investido/número de cliques.
CPM
O Custo por mil impressões, ou CPM, é uma métrica que representa o gasto gerado a cada mil impressões do anúncio investido. Essas impressões significam o número de vezes que o anúncio foi exibido em uma página da Web.
O contrato da publicidade é feito a partir de um valor que será pré-definido para o seu anúncio alcançar mil visualizações no veículo definido. Depois disso, cabe ao site procurar meios para fazer o seu anúncio ser veiculado pela quantidade de vezes que você pagou.
É importante explicar que os contratos não podem ser feitos apenas com mil impressões. Você pode firmar contratos de 10, 20 mil visualizações para serem alcançadas.
O CPM é calculado através do custo do anúncio dividido pelo número total de impressões e multiplicado por 1000 (CPM = custo/impressões x 1000).
CPA
A sigla CPA quer dizer Custo por aquisição. Esse tipo de investimento é o mais caro dos três. Visto que, quanto mais ações forem solicitadas para o público fazer, mais se pagará por elas. Mas, nesse caso o pagamento só será feito se o usuário cumprir as ações do anúncio, sejam elas baixar um aplicativo, um e-book, ou se inscrever em algo.
Ele é considerado de baixo risco para o anunciante. Isso acontece por que o custo só será cobrado depois que a ação for feita. Logo, você lucrará de alguma forma antes de pagar por ele.
Mesmo com esse retorno certo, ele é indicada para empresas com grandes margens de investimentos, pois os valores da ação concluída são altos.
O cálculo desse anúncio funciona assim: custo investido/número de conversões.
Cada anúncio é indicado para um tipo de porte de empresa, mas essa indicação não é uma receita de bolo a ser seguida. Tudo vai depender do seu orçamento e do tipo de retorno que você quer deste anúncio.
A quantidade de retorno que você terá vai depender do quanto você pretende investir para a sua propaganda circular. Entender as métricas é importante para não errar e acabar perdendo o investimento.
Ficou com alguma dúvida ainda? Entre em contato com a gente que podemos te ajudar.