5 Passos práticos para começar um E-commerce do zero
Em tempos de Coronavírus e isolamento social muitas pessoas começaram a dar a devida importância à criação de um E-commerce para um negócio ou então despertaram o desejo de empreender virtualmente.
Hoje o brasileiro passa em média mais de 9h por dia conectado à internet, dado esse que aumentou 30% recentemente devido ao isolamento social que estamos vivendo.
O problema é que muitos não sabem nem por onde começar, se você é uma deles, aqui vão 5 passos práticos para você criar seu E-commerce do zero.
1° Passo: Planejamento
Se você chegou aqui é porque tem um propósito e deseja colocá-lo em prática. O planejamento é um dos passos mais importantes na criação de um E-commerce, pois é o ponto de partida. Você deve responder três perguntas fundamentais:
> O que vai vender?
>Para quem vai vender?
>Onde você vai comprar?
Essas perguntas buscam definir qual é o seu nicho, quem é o seu fornecedor e qual é a sua persona. Para alguns definir o nicho de mercado é algo simples, para outros nem tanto, o importante é que você busque inovar ou ter um diferencial no produto que deseja oferecer, e escolher algo que você tenha interesse e seja um potencial consumidor, assim fica mais fácil entender seu público posteriormente.
É importante entender que o nicho de mercado é uma parcela da segmentação de mercado, por exemplo: você atua no segmento de saúde, mas dentro dele existem vários nichos, como saúde infantil, saúde e bem estar, saúde e mundo fitness, entre muitos outros. Um nicho mal definido pode resultar em um grande gasto de energia que irá converter pouquíssimos resultados, portanto, atenção nessa etapa.
Após definir qual seu nicho de mercado é hora de ir em busca de fornecedores, reservar um tempo para isso é crucial, para que além de fornecedores, encontre verdadeiros parceiros. Você deve relacionar seu nicho com a termos como “fornecedores”, “distribuidores”, “confeccões” e fabricantes”.
O próprio Google pode te ajudar nessa etapa, fazendo pesquisas você irá encontrar inúmeras opções, o ideal é entrar em contato com mais de um, organizar tudo em uma planilha e por fim escolher o que mais atende às suas necessidades.
Pra finalizar delimite a sua persona, ou seja, uma parcela ideal dentro do seu público alvo. Definir uma persona é ir ainda mais além e criar um perfil de cliente de acordo com estilo de vida, interesses, idade, renda mensal e entre outros.
Na medida que essas informações vão sendo coletadas, mais próximo do seu cliente ideal você consegue chegar, te dando a capacidade de entender suas dores de uma forma melhor e consequentemente o capacitando para saná-las de forma assertiva com seus produtos.
2° Passo: Estrutura
Após definir os três pilares que irão guiar seu negócio é hora de criar uma estrutura minimamente viável para seu e-commerce.
Sabemos que nem todo mundo tem muitos recursos financeiros inicialmente para dispor na criação de uma super estrutura, o que não é um problema, pois a mesma pode ir sendo aprimorada durante o processo.
O que vamos focar aqui será na criação de dois canais, um para divulgação do seu E-commerce e outro para concretizar as vendas.
O que chamamos de Canal de Audiência é onde você irá interagir com seus potenciais clientes, buscá-los e atendê-los. É essencial que um E-commerce hoje esteja nas redes sociais como Instagram e tenha uma página de vendas no Facebook. Aqui o ideal é manter o contato, mas não necessariamente é onde você irá fechar sua venda.
O canal de vendas é onde de fato o seu potencial cliente poderá efetuar a compra dos seus produtos. Aqui nos deparamos com algumas opções, você pode contratar uma plataforma e investir em uma criação de site, o que pode ser um pouco custoso inicialmente, já que envolve um layout, contratação de plataformas e parcerias com intermediadores de pagamento, caso não tenha muita experiência e conhecimento sobre, você pode contratar empresas especializadas. Outra opção é utilizar a estrutura de sites como Mercado Livre, onde está tudo pronto, basta cadastrar seus produtos.
Fica a seu critério, tudo depende do quanto você está disposto a investir a princípio.
3° Passo: Engajar audiência
Esse passo é extremamente importante para gerar uma conexão com seus potenciais clientes e fidelizá-los. Lembrando que quanto mais você conhecer sua persona, mais fácil será gerar conteúdo para a mesma e ser mais assertivo nisso. Quando você entende os desejos, medos e objeções do seu público, fica mais fácil convertê-los.
Aqui você deve usar e abusar das técnicas de Marketing Digital. Se você tem um E-commerce de vestuário feminino, faça posts como: 7 inspirações de looks para balada. É importante ir fazendo testes para descobrir com quais tipos de conteúdo sua audiência mais tende a engajar.
Faça um benchmark e entenda o que seus concorrentes estão fazendo e que está dando certo para que você possa reproduzir e aprimorar (não copiar). É importante estudar sobre copywriter, que são os famosos textos que vendem, e além disso sobre como impulsionar seu e-commerce através de anúncios (tráfego pago).
A internet é um universo de oportunidades, explore sem moderação!
4° Passo: Customer Sucess
Além de atrair e conquistar clientes, você deve criar estratégias de retenção e fidelização. Pense que principalmente em tempos de crise é muito mais fácil vender para aqueles que já consumiram algo de você do que atrair novos consumidores.
Por isso, defina os canais de atendimento possíveis para manter sempre o contato com seu cliente, seja WhatsApp, E-mail e outros.
Um bom atendimento vai elevar o nível do seu e-commerce, lembre-se que o melhor marketing é aquele do boca a boca. Quanto mais bem recomendado o seu negócio, maiores suas chances de sucesso.
5° Passo: Reavaliação
Após todos os passos seguidos, observe se as engrenagens estão funcionando como deveriam. O processo de reavaliação é essencial em todo negócio, aqui você deve identificar seus pontos fortes e suas fraquezas, buscando sempre aprimorar e alavancar seu negócio.
Visto que tudo está funcionando como deveria, você já pode investir pesado em estratégias de marketing para escalar ainda mais o seu negócio.
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