10 mitos sobre as redes sociais que você precisa abandonar
Você sabe o que as redes sociais podem fazer pela sua empresa?
Cuidado!
Algumas dessas informações podem ser mitos.
As mídias sociais são um meio de comunicação destinado à interação social, apoiando a democratização do conhecimento e da informação. As redes sociais são utilizadas por muitas empresas como uma das estratégias de Marketing Digital.
No entanto, muitas ainda não acreditam na força das redes sociais e levantam diversos questionamentos sobre elas.
Para desmitificar muitas crenças, listamos 10 afirmações questionadas frequentemente sobre sua veracidade.
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Não há segurança nas redes sociais!
O pensamento de que as redes sociais não são seguras é mito.
Apesar de a preocupação ser legítima, no que se refere ao comprometimento da comunicação da empresa e a perda ou roubo de arquivos sigilosos, a segurança depende do que o produto oferece e de como a empresa o implanta.
As Redes Sociais, por sua vez, apresentam um viável conjunto básico de opções de segurança, como os que podem ser encontrados em qualquer produto corporativo.
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As redes sociais são grátis!
É verdade que criar contas no Facebook e Twitter, por exemplo, são de graça. Todavia, a administração das mesmas demanda tempo, tecnologia e pessoas. Sem contar que será necessário o estabelecimento de objetivos e estratégias, a fim de aplicar e medir os resultados, para construir uma imagem e ser notado.
Outro fator determinante é estimular a interação e criar conteúdo de qualidade, o que resulta em mais gastos.
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Quanto mais curtidas ou seguidores, melhor!
Ter muitas curtidas ou seguidores sem dúvidas é um fator positivo. Contudo, os mesmos não garantem a interação nem divulgação efetiva da sua marca. A conclusão é que para um marketing digital eficiente mais vale 500 pessoas que interajam com a sua marca do que 1.500 que nunca se atém as suas publicações.
Uma dica é definir quem será a persona que você deseja que siga a sua marca nas redes sociais e objetive para que suas publicações cheguem a ela.
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Qualquer um pode fazer postagens para a minha empresa!
Ainda que qualquer pessoa possa compor um tweet de 140 caracteres ou publicar algo no Facebook, falta à certeza de o que será compartilhado realmente fará positivo à imagem da sua empresa. As estratégias são a opção mais eficiente se estabelecidas com objetivos claros para que os efeitos da publicação sejam eficazes.
O planejamento e desenvolvimento de estratégias alinhadas a objetivos eficientes baseados no seu negócio e nos seus clientes são a chave para que as suas publicações gerem resultados. Estar nas redes sociais não faz o seu negócio ser social e nem a sua marca ser conhecida.
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As redes sociais podem substituir os sites!
Apesar das redes sociais serem um meio de comunicação eficiente e relativamente novo, fazendo com que todos queiram estar por lá. Os sites são a primeira etapa no emprego de um marketing digital eficiente, afinal com eles as formas de estudar o comportamento do usuário e capturar informações são muito maiores.
Por mais que você tenha que ter uma presença nas redes sociais, o site por ser sua propriedade garante uma confiabilidade para a sua marca.
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Tenho que estar em TODAS as redes sociais para obter resultados!
A variedade de redes sociais existentes hoje não significa que todas sirvam para a sua empresa. É necessário analisá-las separadamente para assim identificar quais resultarão em audiência e em quais os seus clientes estão e é possível conquistar novos clientes.
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Meus clientes não estão nas redes sociais!
Para justificar que essa afirmar é um mito, precisamos somente analisar os números de usuários presentes nas mídias sociais:
- Facebook: 1,5 bilhão +
- YouTube: 1 bilhão +
- Instagram: 400 milhões +
- LinkedIn: 400 milhões +
- Twitter: 300 milhões +
- Pinterest: 100 milhões +
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As redes sociais não funcionam!
Os resultados nas redes sociais ocorrem em médio e longo prazo. Então, se você acabou de se inserir nesse meio não o faço esperando obter resultados instantaneamente.
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Compartilhar ideias nas redes sociais é perda de tempo e de dinheiro!
A internet intensificou o compartilhamento e troca de informações, os deixando mais rápidos. Dessa forma, quanto mais você contribui, mais você recebe das mídias sociais. Pois, há o reconhecimento da sua atitude e consequentemente que o acompanha, divulga sem que você precise pedir diretamente.
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As mídias sociais vão reduzir a produtividade dos meus funcionários!
Uma pesquisa feita pela MIT (Massachusetts Institute of Technology), mostra que 40% da produtividade dos funcionários está fortemente ligada à quantidade de comunicação que eles têm acesso e à informação que eles descobrem, compartilham e internalizam. Profissionais com ampla rede digital de networking são 7% mais eficientes que os demais.